terça-feira, 16 de novembro de 2010

PLANO DE RECRUTAMENTO

Introdução:

Este documento apresenta a estratégia de anúncios das vagas e de seleção de recursos humanos para compor a Equipe de Gerenciamento de Projetos necessária a Implantação da Empresa Mundo Doce.

A descrição das vagas aqui presentes está definida no documento Matriz de Cargos e Salários anexo a este documento. Esta matriz descreve todos os requisitos necessários e desejáveis referentes às características dos candidatos.

Recrutamento:

 1.1 Processo de Recrutamento

A empresa MUNDO DOCE será contratada para recrutamento dos profissionais. Esperamos receber a recomendação de no mínimo 4 candidatos por cargo para execução do processo de seleção. O  compromisso da empresa MUNDO DOCE é indicar os candidatos num prazo máximo de 15 dias a partir do processo de formalização de compromisso.

As demais vagas serão anunciadas nos seguintes veículos:

Jornal Zero Hora;
Jornal Diário Gaúcho;
• No site http://mundododoce.blogspot.com/

Após o anúncio das vagas, o prazo de 15 dias, será determinado para a coleta dos currículos dos candidatos. Os currículos deverão ser entregues à caixa Postal específica da empresa Mundo Doce. Para o site http://mundododoce.blogspot.com/ os currículos serão recebidos através do email empresamundodoce@yahoo.com.br Os anúncios das vagas poderão ser reabertas caso os números de currículos sejam considerados
insuficientes pela Diretoria de RH da Empresa Mundo Doce ou após avaliação curricular no mesmo setor.

Seleção:

 1.2 Métodos de Seleção

 A seleção visa solucionar dois problemas básicos:

• Adequação do candidato ao cargo;
• Eficiência e eficácia do cantidato no cargo.

Dentre os diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais de
cada candidato, serão utilizados os seguintes:

• Análise dos Currículos
• Entrevista de Seleção
• Entrevista por Competências
• Entrevista de Contratação


 1.3 Análise dos Currículos

Os currículos como são instrumentos úteis para a obtenção de informações, serão lidos nas entrelinhas, e será retirado o máximo de informações possíveis, que venham de encontro com as exigências do cargo a ser selecionado.

 1.4 Entrevista de Seleção

Este processo de comunicação visa interagir o entrevistador e o entrevistado ou candidato, no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. Será utilizada na triagem inicial dos candidatos no recrutamento e como entrevista inicial de seleção.

Contudo, o entrevistador estará atento para como os ruídos, omissões, distorções, sobrecarga e, sobretudo, barreiras. Serão disponibilizados quatro tipos de formato de entrevista para que o entrevistador escolha:

• Entrevista totalmente padronizada;
• Entrevista padronizada apenas nas perguntas;
• Entrevista diretiva;
• Entrevista não-diretiva.

 1.5 Entrevista por Competências

Este tipo de seleção (por competência) avaliará, por meio de testes psicológicos, questionários, entrevistas pessoais e dinâmicas de grupo, características invisíveis do profissional – aquelas que não aparecem no currículo e que, muitas vezes, nem o próprio candidato sabe que possui. Será aplicado um Mapeamento de Competências, isto é, o Perfil de Competências do cargo ou função.

Esta Entrevista procura investigar comportamentos passados, parte do princípio que, ao ser submetido a uma mesma situação, a tendência é demonstrar o comportamento idêntico. Portanto, o segredo está na formulação das perguntas, eu devem utilizar sempre o verbo conjugado no passado.


 1.6 Entrevista de Contratação

Este tipo de entrevista visa concluir o processo de recrutamento e seleção, portanto o selecionador fará a proposta oficial, programará uma data para o inicio das tarefas, comunicará a data para o inicio do programa de integração e introdução do novo funcionário na empresa. O selecionador fará um detalhamento, uma descrição pormenorizada do cargo. E ouvirá o entrevistador com relação ao processo de recrutamento e seleção, como ele se sentiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário